As 5 principais causas de sensibilidade nos dentes

  • Por Regenerate Enamel Science

A sensibilidade dos dentes é um problema que muitas pessoas têm e pode ser extremamente desconfortável. Mas o que deixa os dentes sensíveis? Entender por que os dentes ficam sensíveis pode ajudar a descobrir formas de lidar com essa condição dolorosa. Entretanto, lembre-se de que sempre que estiver preocupado com os seus dentes, você deve consultar um dentista.

1. Escovação em excesso

Escovar os dentes duas vezes por dia é uma regra de ouro na higiene dental, mas como fazer isso é a parte mais importante. Dois dos principais motivos para dentes sensíveissão o desgaste do esmalte e a retração da gengiva, e a forma como você escova seus dentes pode contribuir para ambas as coisas.

Por incrível que pareça, é possível exagerar quando o assunto é escovação dos dentes. Se você escova com muita força, com uma escova de cerdas duras ou com muita frequência, a superfície rígida do esmalte do dente pode se desgastar, expondo a dentina macia que está embaixo. Quando substâncias frias ou quentes entram em contato com a dentina, elas podem criar uma dor aguda ao estimular os nervos na parte interna do dente. E se você está com o dente sensível, o que fazer?Seja delicado ou tente escovar os dentes com a mão não dominante, pois ela normalmente tem menos força.

2. Retração da gengiva

A escovação agressiva pode fazer com que as gengivas se retraiam, e a retração da gengiva é uma das principaiscausas de dentes e gengivas sensíveis. As gengivas podem encolher naturalmente com a idade, expondo as raízes dos dentes. Isso pode causar sensibilidade, pois as raízes não têm uma camada protetora de esmalte. A retração das gengivas também pode ocorrer devido a doenças gengivais de longo prazo.

3. Doenças na gengiva

Quando o tecido da gengiva se inflama, como nos casos de gengivite ou doença periodontal, o dente pode se retrair. Isso expõe essas áreas sensíveis. Um acúmulo de tártaro ou placa também pode levar a gengiva a se retrair e destruir o esmalte. Quando você tiver um dente com sensibilidade ao frio e ao quente, é importante consultar o seu dentista para tratamento.

4. Alimentos e bebidas ácidos

Ácidos também deixam os dentes sensíveis ao frio e quente. Muitos alimentos e bebidas contêm ácidos que podem retirar o esmalte dos dentes. Veja alguns exemplos de alimentos e bebidas que causam a erosão do esmalte:

  • Frutas
  • Sucos de frutas ácidas, tais com laranjas ou grapefruits
  • Molhos de salada com limão
  • Vinho

5. Dente quebrado

Quando um dente se quebra, pode deixar a dentina exposta, por meio de uma rachadura no esmalte. Caso um dente quebre, consulte um dentista o mais rapidamente possível, pois isso pode ser o que causa do dente sensível ao frio ou a outros gatilhos. Ranger os dentes regularmente também pode desgastar o esmalte e expor a dentina.

 

Prevenção

Agora que já tem a resposta para a pergunta “dentes sensíveis, o que pode ser”, você pode ajudar a evitar que isso ocorra ao consumir bebidas ácidas com moderação e escovar delicadamente os dentes com um creme dental de qualidade duas vezes por dia. Mas é importante destacar que a maior parte dos problemas dentários mais comuns, inclusive a sensibilidade, é causada pela erosão do esmalte. A erosão do esmalte acontece com pessoas de todas as idades, por isso é essencial que seus produtos de cuidados bucais sejam eficazes na prevenção e fortaleçam seus dentes.

É importante estar sempre atualizado em todas as áreas da sua vida, e o seu belo sorriso exige a mesma abordagem rigorosa. A linha Regenerate ajuda a manter o esmalte dentário forte e saudável devido à exclusiva tecnologia NR-5™. REGENERATE Enamel Science™ é o primeiro sistema capaz de regenerar o mineral* do esmalte, ajudando na prevenção de problemas de sensibilidade causados pela erosão do esmalte. O uso do Creme Dental Avançado combinado com o Serum Potencializador Avançado oferece um aumento significativo da dureza do esmalte, com 82%** de recuperação do esmalte após três dias.

 

* Atua nos estágios iniciais e invisíveis da erosão recuperando sua composição mineral e microdureza com o uso regular. Clinicamente comprovado.

** Baseado em um teste in-vitro, avaliando a dureza do esmalte depois do uso combinado do Creme Dental Avançado e Serum Potencializador Avançado por três dias.

 

As orientações deste artigo não constituem aconselhamento médico; elas estão disponíveis apenas com o objetivo de informação. Recomendamos que você consulte seu dentista caso esteja experimentando problemas na gengiva ou dentes.
Back To Top