Como fortalecer os dentes e o esmalte dentário

  • Por Regenerate Enamel Science

Dentes saudáveis são dentes fortes e é o esmalte que age como uma camada protetora ao redor dos dentes. O esmalte blinda seus preciosos dentes e nervos, mantendo longe as cáries e a dor. Se não forem devidamente cuidados, os problemas podem aparecer. Há muitas coisas que você pode fazer para fortalecer o esmalte e manter seu sorriso saudável. Você pode se perguntar, “como posso fortalecer meus dentes”? Tudo se resume a boas rotinas e hábitos.

Possíveis causas e sintomas de esmalte dentário fraco

Antes de examinar as maneiras de fortalecer o esmalte e de evitar ter o esmalte do dente trincado, vamos olhar para trás e identificar as possíveis causas e sintomas de dentes enfraquecidos:

Causas

  • Erosão do esmalte: O esmalte dos nossos dentes sofre um ataque diário dos ácidos encontrados em alguns alimentos e bebidas. Isso gera uma perda de esmalte, expondo a camada que está abaixo, a dentina, que pode causar dor, sensibilidade e outros problemas bucais.
  • Alimentos e bebidas açucarados: As bactérias se alimentam de açúcar e criam ácido, que ataca o esmalte dentário. Refrigerantes, doces, sucos de frutas e outros produtos ricos em açúcar criam um ambiente em que a placa se desenvolve e que, se não cuidado, pode levar a cáries.
  • Desgaste diário: Nossos dentes estão sempre sob estresse e, se não cuidarmos, isso pode levar à deterioração do esmalte
  • Morder algo duro: Muitas vezes, morder algo duro pode fazer com que o esmalte dentário quebre ou lasque. Quanto mais fraco for o dente, maior a probabilidade de isso acontecer.
  • Condições médicas: Coisas como refluxo e problemas gastrointestinais podem aumentar a produção de ácidos na boca.
  • Boca seca: A falta de saliva pode limitar a extensão do controle de bactérias.

Sintomas

  1. Dor e sensibilidade: Nos estágios iniciais da erosão do esmalte, a camada inferior de dentina fica exposta. Assim, alguns alimentos e bebidas (especialmente os quentes, frios ou doces) podem causar sensibilidade dental e dor moderada. Quando a erosão do esmalte aumenta, a camada mais mole da dentina fica exposta, o que pode aumentar a intensidade da dor.
  2. Lascas e rachaduras: Os dentes podem ficar ásperos e afiados quando ficam mais fracos.
  3. Desgaste: Surgem desgastes na superfície do dente, em geral no ponto da mordida.
  4. Descoloração: Com a erosão do esmalte, a camada amarelada da dentina fica exposta, fazendo com que o dente perca a cor branca natural.

 

 

Sensibilidade nos dentes: causas e como torná-los mais fortes

Como o esmalte é atacado todos os dias, saber como fortalecê-lo e prevenir complicações como um dente trincado no esmalte, é extremamente importante. A boa notícia é que temos controle sobre isso. Basicamente, a questão se resume a bons hábitos e uma rotina de higiene bucal completa. Aprenda como fortalecer o esmalte e por que a escovação dos dentes ajuda a prevenir as cáries com as dicas a seguir:

  1. Escovação e fio dental diários: Escovar os dentes duas vezes por dia evita o acúmulo de placa, que pode levar a cáries. Lembre-se de aguardar pelo menos 30 minutos depois de comer ou beber para escovar os dentes, pois isso reduz o risco de erosão. Também é importante limpar todos os espaços entre os dentes e a linha da gengiva com o fio dental.
  1. Reduza o açúcar: Altos índices de açúcar podem gerar a cáries, então quanto mais eliminar a substância, melhor. Cortar a quantidade de açúcar na sua dieta, juntamente com uma boa rotina de limpeza, vai ajudar muito.
  1. Consuma alimentos ricos em cálcio: Leite e queijo são ricos em cálcio, que pode ajudar a combater a erosão ácida e fortalecer o esmalte dentário. Tudo isso deve ser combinado com uma boa rotina e os produtos certos.
  1. Utilize produtos que regenerem o mineral do esmalte: Combine a escovação diária com o Creme Dental Avançado Regenerate com uma aplicação mensal de Serum Potencializador Avançado Regenerate. Essa combinação oferece um aumento significativo na resistência do esmalte, com 82%** de regeneração do esmalte após três dias. Os produtos Regenerate podem agir nos estágios iniciais da erosão e ajudar a regenerar e fortalecer o esmalte dentário.

A implementação dessas medidas preventivas pode ajudar a manter a resistência e a longevidade dos dentes.

 

*Baseado em um teste in-vitro, avaliando a dureza do esmalte depois do uso combinado do Creme Dental Avançado e Serum Potencializador Avançado por três dias.

 

As orientações deste artigo não constituem aconselhamento médico; elas estão disponíveis apenas com o objetivo de informação. Recomendamos que você consulte seu dentista caso esteja experimentando problemas na gengiva ou dentes.
Back To Top