Dor de dente: o que fazer

  • Por Regenerate Enamel Science

Muitas pessoas já tiveram dor de dente durante a vida. Às vezes, ela surge gradualmente, e outras, pode ser subitamente, ao tomar uma bebida quente ou morder alguma coisa. Naturalmente, você já se perguntou sobre as possíveis causas da dor de dente. Uma coisa é certa: você deve entrar em contato com o seu dentista o mais rápido possível. Enquanto isso, descubra quais são as causas de dor de dente mais comuns e aprenda como prevenir a dor de dente de aparecer e a busca por dicas para passar dor de dente.

O que causa a dor de dente?

Há muitas causas possíveis da dor de dente , seja uma leve sensibilidade ou uma dor aguda. Antes de examinarmos como evitar a dor de dente, é importante definir em primeiro lugar o que causa dor de dente:

:

  • Cárie: As bactérias na boca levam ao enfraquecimento do esmalte do dente e o desenvolvimento de cáries. Isso expõe a camada mais mole da dentina, o que pode deixar os nervos vulneráveis a gatilhos de dor, como calor, frio, alimentos e bebidas doces.
  • Abscesso: Quando um dente quebra ou uma cárie se desenvolve, uma infecção pode atacar o dente da raiz até a ponta, levando à dor persistente que pode até tirar sua noite de sono.
  • Obturação danificada: Se o selador da sua obturação estiver danificado, as bactérias podem se infiltrar no interior exposto e causar dor.
  • Doenças na gengiva: Apesar de doenças na gengiva nem sempre causarem dor de dente, isso pode acontecer. Uma inflamação ao redor do dente pode gerar pressão e desconforto.

É importante marcar uma consulta com o seu dentista caso esteja sentindo:

  • Dor que não cede com analgésicos.
  • Dor que dura mais de dois dias.
  • Gengivas vermelhas.
  • Mandíbula ou bochecha inflamadas.

Caso esteja preocupado com a gravidade dos seus sintomas, ou se eles piorarem rapidamente, busque ajuda de um profissional de saúde ou vá direto a um hospital.

 

Dicas para dor de dente

Estar ciente das causas de dor de dente é uma boa linha de defesa. O próximo passo é criar uma tática para evitar que a dor se instale, incluindo como prevenir a dor de dente em casa:

  1. Visite seu dentista duas vezes por ano: No check-up, o dentista consegue identificar sinais iniciais de cárie e outros problemas, retirar a placa excessiva e dar conselhos especializados específicos para a sua saúde bucal.
  2. Escove os dentes duas vezes por dia: Limpar os dentes evita que a placa ataque o esmalte dos seus dentes. Espere pelo menos meia hora depois de comer ou beber para escovar os dentes, para minimizar o risco de erosão.
  3. Use fio dental todo dia: Usar fio dental diariamente impede o acúmulo de placa na linha da gengiva e nos espaços estreitos entre os dentes.
  4. Use um enxaguante bucal: Isso vai finalizar sua rotina de cuidados diários e eliminar partículas que podem levar ao acúmulo de bactérias.

A principal lição disso tudo é que manter uma rotina consistente de cuidados bucais é a maior prioridade quando se trata de resolver a questão de como prevenir a dor de dente. Isso inclui usar produtos de cuidados bucais eficazes e clinicamente comprovados, para garantir a longevidade do seu sorriso. A linha Regenerate, clinicamente comprovada, pode ter um papel importante na saúde geral dos seus dentes. Regenerate Enamel Science™ é o primeiro sistema capaz de regenerar o mineral* do esmalte, preservando a longevidade do seu sorriso.

 

* Atua nos estágios iniciais e invisíveis da erosão recuperando sua composição mineral e microdureza com o uso regular. Clinicamente comprovado.

 

As orientações deste artigo não constituem aconselhamento médico; elas estão disponíveis apenas com o objetivo de informação. Recomendamos que você consulte seu dentista caso esteja experimentando problemas na gengiva ou dentes.
Back To Top