O que você deve saber sobre a erosão do esmalte dentário

  • Por Regenerate Enamel Science

A erosão nos dentes acontece diariamente com pessoas de todas as idades. Pode causar complicações bucais sérias caso não seja tratada rapidamente, pois os ácidos desgastam a camada protetora dos seus dentes. Infelizmente, a erosão dentária pode causar não apenas dor, mas problemas estéticos e sinais visíveis de danos que não são nada agradáveis. Saiba mais sobre as causas da perda do esmalte dos dentes aqui, assim como medidas que você pode tomar para evitar ou reverter o desenvolvimento do problema nos estágios iniciais.

O que é erosão dentária?

A erosãonos dentes é um processo que ocorre quando os altos níveis de ácido causam a perda do esmalte dentário. O esmalte é a camada dura e protetora do dente. Se o esmalte fica desgastado, com exposição da dentina, o resultado pode ser dor, sensibilidade e outras complicações.

O que causa erosão no dente?

As causas da erosão no dente podem estar relacionadas a diversos motivos, porém um dos mais comuns é a dieta. Cada vez que você come ou bebe algo ácido, o esmalte do seu dente fica mais mole do que o normal, pois perde parte do seu conteúdo mineral. Apesar de a saliva neutralizar lentamente esse processo, o retorno da boca ao seu equilíbrio normal, caso isso ocorra frequentemente, o esmalte não consegue se restaurar sozinho.

 

 

Sintomas da falta de esmalte nos dentes nos quais prestar atenção:

Há vários sintomas de falta de esmalte nos dentes nos quais você deve prestar atenção e buscar ajuda imediatamente com o seu dentista caso note que alguns deles estão afetando seus dentes.

  • Sensibilidade: Em especial, quando seus dentes entram em contato com alimentos e bebidas quentes, frios ou azedos.
  • Descoloração: Conforme o esmalte, a camada protetora branca ou esbranquiçada, desaparece, seus dentes podem ficar amarelados, pois a dentina que está embaixo fica exposta.
  • Danos: Há maior probabilidade de rachaduras ou quebras, pois os seus dentes ficam mais vulneráveis a fatores externos.
  • Transparência: Seus dentes estão perdendo a cor branca natural e parecem opacos e transparentes.
  • Dor de dente: Dor forte na mandíbula, gengivas ou ao redor da boca.

Erosão nos dentes: tratamento e aumento da resistência do esmalte?

Caso esteja nos estágios iniciais de erosão do esmalte, pode ser muito benéfico usar produtos de cuidados bucais que protegem e reforçam o esmalte dentário. Regenerate Enamel Science™ é o primeiro sistema capaz de regenerar o mineral do esmalte* exatamente com o mesmo mineral do qual ele é constituído. Atua sobre os estágios invisíveis da erosão do esmalte ao restaurar seu conteúdo mineral e microrresistência, com o uso regular, ajudando a sua saliva a cumprir sua função natural.

Você também pode incorporar o Serum Potencializador Avançado Regenerate à sua rotina de beleza. Este serum exclusivo e clinicamente comprovado pode ampliar os efeitos do seu Creme Dental Avançado Regenerate em até 43%**. O uso do Creme Dental Avançado combinado com o Serum Potencializador Avançado oferece um aumento significativo da resistência do esmalte, com 82%** de recuperação do esmalte após três dias.

Também vale a pena considerar fazer mudanças no estilo de vida, que podem ajudar a proteger seus dentes da erosão:

  1. Reduza o consumo de refrigerantes e sucos cítricos.
  2. Enxágue sua boca com água após consumir alimentos ácidos.
  3. Escove os dentes delicadamente, utilizando movimentos circulares, em vez de escovar de um lado para o outro.
  4. Aguarde pelo menos 30 minutos depois de ingerir alimentos ou bebidas ácidas para escovar os dentes, pois isso protege seu esmalte.

Considere conversar com o seu dentista sobre a melhor forma de ação. Apesar de mudanças de estilo de vida e produtos inovadores como Regenerate ajudarem, muitas vezes a erosão dentária pode causar danos permanentes e irreparáveis ao seu sorriso.

Aqui, compartilhamos com você as causas da erosão do esmalte, sintomas e, é claro, dicas e produtos para evitar dentes sem esmalte. Agora, você pode tomar as medidas certas para adicionar uma boa higiene bucal à sua rotina de beleza diária e garantir que seus dentes sejam fortes e saudáveis.

 

* Atua nos estágios iniciais e invisíveis da erosão recuperando sua composição mineral e microdureza com o uso regular. Clinicamente comprovado.

** Baseado em um teste in-vitro, avaliando a dureza do esmalte depois do uso combinado do Creme Dental Avançado e Serum Potencializador Avançado por três dias.

 

As orientações deste artigo não constituem aconselhamento médico; elas estão disponíveis apenas com o objetivo de informação. Recomendamos que você consulte seu dentista caso esteja experimentando problemas na gengiva ou dentes.
Back To Top