Os alimentos e bebidas ”saudáveis” estão danificando seus dentes?

  • Por Regenerate Enamel Science

Muitos alimentos e bebidas são associados a aspectos saudáveis: da vitamina C das laranjas ao ditado que afirma que “uma maçã por dia o mantém o médico afastado”. Muitas pessoas também acreditam que tomar água com limão pela manhã ajuda o trato digestivo. Mas também vale a pena pensar na sua saúde dental. Leia mais para saber como alimentos e bebidas ”saudáveis” podem ter um efeito negativo na sua saúde bucal e quais são algumas alternativas.

Água com limão faz mal para os dentes?

O limão e as limas têm o gosto mais azedo que alguns de nós já experimentamos, pois são as frutas mais ácidas. E é exatamente por isso que a água com limão pode ser a causa de dentes estragados.

Substâncias ácidas atacam a superfície do esmalte dos dentes, desgastando-o. Isso é chamado de erosão ácida, e a erosão do esmalte resultante é uma das principais causas da sensibilidade dos dentes.

Solução: Suco de limão faz mal para os dentes? Em grandes quantidades, sim, então você definitivamente deve consumir essa fruta com moderação. Entretanto, iniciar o dia com um copo de água e beber muito líquido durante o dia é um bom hábito para manter seu corpo hidratado.

Sucos, frutas e saúde bucal

O suco de frutas parece uma bebida saudável, mas o suco faz mal para os dentes? Algumas frutas ácidas entram na categoria de frutas que podem deixar o dente estragado, e seus sucos também são prejudiciais, pelos mesmos motivos do limão. O suco de cranberry tem um valor de pH ácido, assim como o de uva, romã, grapefruit, laranja e abacaxi. Até mesmo maçãs, pêssegos, mangas e blueberries estão na extremidade ácida da escala.

Solução: Há muitas formas de combater os efeitos ácidos das frutas sobre os dentes:

  • Consuma frutas e sucos ácidos com moderação.
  • Tente trocar os alimentos saudáveis ácidos que podem
  • resultar em um dente estragado na boca por suas alternativas menos ácidas, como banana, melancia e melão. Uma dieta balanceada é fundamental para dentes e corpos saudáveis.
  • Beba sucos de frutas de uma única vez, e não em pequenos goles.
  • Beba sucos com canudos, para evitar o contato direto com os dentes.
  • Enxágue a boca com água ou beba um copo d'água depois, para diluir o ácido.
  • Evite escovar os dentes por pelo menos 30 minutos depois de comer ou beber, para reduzir o potencial de erosão do esmalte.

 

Bebidas sem açúcar fazem mal para os dentes?

Sucos de frutas podem fazer mal para a saúde bucal, e o mesmo pode ser dito em relação às bebidas sem açúcar. Muitas dessas “bebidas” saudáveis na verdade contêm ácido cítrico, ácido fosfórico e ácido tartárico, e todos eles podem prejudicar os dentes.

Solução: Troque por bebidas que não contêm tanto ácido, como leite, caso tolere bem, ou, é claro, água.

Vinho tinto e saúde bucal

Muito tem sido dito sobre os benefícios de uma taça pequena de vinho para a saúde. Mas, se você toma o vinho lentamente, para durar mais tempo, terá os mesmos problemas que com a água com limão, por conta da acidez do vinho. Além disso, é importante consumir bebidas alcoólicas com moderação.

Solução: Para contrabalançar o ácido, quando você tomar uma taça de vinho, beba água junto. Também há um benefício para os dentes do popular acompanhamento do vinho, o queijo. Ele pode ajudar a reduzir a acidez ao elevar o nível de pH e aumentar a saliva na boca.

O consumo de alimentos e bebidas ácidas, como as mencionadas acima, pode levar à erosão do esmalte, que, por sua vez, causa 80% dos problemas dentários comuns, como sensibilidade dos dentes e um consequente dano. A erosão do esmalte acontece em pessoas de todas as idades, portanto, é essencial utilizar produtos dentais de qualidade, que preservam o esmalte dos seus dentes e os mantêm fortes e saudáveis. REGENERATE Enamel Science™ é o primeiro sistema capaz de regenerar o mineral* do esmalte exatamente com o mesmo mineral do qual ele é constituído, graças à tecnologia clinicamente comprovada NR-5™. O uso do Creme Dental Avançado combinado com o Serum Potencializador Avançado oferece um aumento significativo da dureza do esmalte, com 82%** de recuperação do esmalte após três dias. Incorporar esses produtos à sua rotina de cuidados dentais ajudará a garantir a longevidade do seu sorriso.

 

* Atua nos estágios iniciais e invisíveis da erosão recuperando sua composição mineral e microdureza com o uso regular. Clinicamente comprovado.

** Baseado em um teste in-vitro, avaliando a dureza do esmalte depois do uso combinado do Creme Dental Avançado e Serum Potencializador Avançado por três dias.

 

As orientações deste artigo não constituem aconselhamento médico; elas estão disponíveis apenas com o objetivo de informação. Recomendamos que você consulte seu dentista caso esteja experimentando problemas na gengiva ou dentes.
Back To Top